24 agosto 2014

Feira Hippie de Ipanema

Hoje dei uma escapadinha do meu mundo de livros e fui até a Feira Hippie de Ipanema.
A feira é uma imensa galeria de arte e artesanato, ao ar livre. Funciona desde 1968 (sem interrupções) todos os domingos das 7:00h às 19:00h. Localizada na Praça General Osório em Ipanema.

Apesar de apreciar esse tipo de trabalho, achei meio "carinho". Mas lá eu encontrei de tudo, desde sandálias a acessórios, bijus, etc. Dá pra sair com um look completo!

Aproveitei a ida até a Zona Sul para encontrar alguns amigos do meu Estado que estavam aqui curtindo férias. Foi divertido, apesar do pouco tempo que passamos juntos.

Segue as fotos do que eu mais gostei e do que deu pra tirar foto:

 Sobre as pulseirinhas, sou suspeita pra falar. Eu simplesmente amodoro!

 E o Cristo <3

Até breve!

23 agosto 2014

Ninguém disse que seria fácil

"Acabou a diversão"
Foi com essa frase que conclui o último post e, com a mesma iniciarei este.
Relações Internacionais, como todas as humanidades, requer do graduando muito tempo, paciência, organização e uma ampla interação com os livros e notícias, a fim de te manter em constante aprendizado.

Ok. Eu só não sabia era que essa "ampla interação" seria tão intensa. Nesse primeiro período, tenho na minha grade quatro disciplinas, e pasmem: em duas semanas de aula tive que ler 16 textos de, no mínimo 35 páginas cada. Alguns professores separaram por capítulos, outros -aqueles melhores, sabe?- passaram ainda livros inteiros.

Desde ontem tento atualizar as leituras para não acumular conteúdo e, graças a Deus, tenho tido sucesso. Concluí os textos de Economia ontem e hoje os de Introdução ao Estudo das RIs. Durante a madrugada continuo com Ciência Política e Introdução ao Direito. Estou compartilhando isso para justificar a minha ausência nesses dias.

 Segue minha "mini" agenda com meus super compromissos. Destaque para a Calourada do DCE UFRJ, a mais interessante e produtiva que já vi. Será um debate com o tema "A UFRJ Além de Seus Muros: Desafios para uma Universidade Popular" no Teatro de Arena. Evento e local perfeitos.

                   Alguns dos textos que tive que ler de ontem pra hoje. #dedicação #esforço sempre. 

Durante a semana participei de alguns eventos especiais. O primeiro foi uma palestra com o Ministro das Relações Exteriores da República da Estônia. O tema era "O Futuro da União Europeia". O Sr. Ministro estava vindo de Brasília que ficou marcado pela inauguração da Embaixada da Estônia na Capital Brasileira.  Por último (não menos importante), estive num Coletivo de Mulheres. Uma roda de conversa, lá na universidade mesmo. Foi um momento de apresentação do Coletivo e suas formas de atuação. Foi lindo de ver tanta mulher empoderada! 

 E claro, o miojo não poderia ficar de fora dessa minha vida de universitária e longe de casa. Super aprovo esses instantâneos.

Até a próxima! 

17 agosto 2014

Primeira semana de RI/UFRJ

Boa noite!
Sobre a primeira semana de aula: RESISTI.

E foi como eu esperava, sem muitas apresentações, os professores foram direto ao que interessa: conteúdo! (haja conteúdo). Apesar de ter apenas (?) quatro disciplinas nesse primeiro semestre, está sendo bem puxado -e olha que foi a primeira semana- porque são assuntos bem específicos e imprescindíveis para o curso. Estou gostando, tipo amando <3 RI é uma graduação intensamente multidisciplinar. É um mundo de descobertas!

Mas, paralelo à tantos afazeres, tivemos a Semana do Calouro -vulgo trote- e na última quinta-feira, surpreendentemente, todos os veteranos do curso de RI (sabe todas as turmas do curso?) invadiram a nossa turma de calouros e nos levaram ao DCE da UFRJ, para realizar um tipo de "interação" entre calouros e veteranos. Teve de tudo, de apresentações à desfile e entrega de faixas. Tudo muito respeitoso <3

No final da semana, me diverti bastante com meus primos cariocas. Fizemos vários passeios e eu agradeço muito pela receptividade e apoio que tenho recebido da minha família carioca.

Enfim, acabou o final de semana. Acabou a diversão! Agora é partir pro abraço e me lançar nas RIs.

Essas são as meninas da minha turma. Axxx calooora tudo linda! 
                                  E essa é a Luana, minha prima linda representando a família!

10 agosto 2014

Escolhas

Sempre quis ir além do que me é imposto. Sempre preferi coisas -situações, problemas mais difíceis, pois só assim saberia até aonde conseguiria ir.

Entretanto, nenhum desses momentos podem ser comparados com o que tenho vivido desde o dia 21 de Julho de 2014. O dia em que eu tive que despedir da minha família. Não era um "tchau" qualquer. Não era uma viagem que eu voltaria dali há duas semanas. Eu estava saindo de casa. É. Eu até imaginei, por algumas vezes, como seria o dia em que sairia de casa, mas, nenhum desses pensamentos puderam presumir o que é, de fato, sair de casa. Na minha imaginação não dava pra ver os olhos do meu pai -que lá no fundo pedia pra eu ficar- mas que, no seu infinito amor e apoio, me desembarcava desejando um futuro brilhante. Na minha imaginação não dava pra sentir e nem ouvir as batidas do coração da minha mãe, que ao me envolver em seu abraço, mesmo que chorando, me encorajava e desejava que eu ficasse bem na nova caminhada.

Sou de família grande, sou daquelas que pede a benção e vai todos os dias na casa dos avós. Deixar um tchau à TUDO isso me fez perceber que consigo ir bem mais além. 
Nunca deixei de sonhar, talvez seja esse o motivo pelo qual devo preferir situações difíceis. Sonhar é difícil, realizá-los, o dobro mais. Mas eu gosto! Gosto de sentir a superação. Gosto de chorar hoje e amanhã conseguir sorrir. E assim vou levando a vida, superando um dia e depois o outro.