22 janeiro 2015

Tratamento com Roacutan/Isotretinoína - Dia 1

                                                                 (Kit sobrevivência)

Boa tarde, pessoal! A conversa hoje é acne x tratamento x eu.
Eu tenho acne e cravos desde os 10 anos de idade. No início, era aquela conversa de sempre - hormônios, puberdade, normal - então ok. O problema é que a adolescência foi passando e a acne não seguiu o mesmo destino. Comecei a cuidar da pele - mesmo, de verdade - aos 16 anos com sabonetes próprios para oleosidade e acne, ácidos, limpeza de pele, peelings, mas nada resolveu. Entre os 17 e 18 a aparência melhorou, mas não fiquei livre. Tudo bem que dessa vez não tomava todo o rosto e o pescoço como antes, mas continuavam a aparecer no queixo e nas bochechas, e daquelas internas que doem até quando se encosta o rosto no travesseiro.
Agora, aos 20 anos decidi voltar ao dermatologista para tentar colocar um ponto final nessa minha luta contra as acnes. Conversei com o médico, expliquei que tenho esse problema há muito tempo, expliquei que já havia tentado outros tratamentos que não resolveram, o que me encaixou no grupo das acnes resistentes, logo que incluíam no grupo para o tratamento com Roacutan, ou Isotretinoína o composto principal.
"A isotretinoína é um retinoide oral (substância) destinada ao tratamento das formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata) e acnes resistentes a outras terapêuticas".
Esse medicamento vai agir na redução do tamanho das glândulas produtoras de sebo, o que está diretamente associado à melhora do caso clínico da acne.
Continuando, depois que contei minha saga para o médico e ele falou que o tratamento seria a Isotretinoína, ele me receitou alguns exames. Esses exames são obrigatórios, pois somente a partir desses resultados o médico vai saber se você pode ou não dar início ao tratamento. São exames de sangue que avaliam principalmente o fígado - pois o medicamento tem metabolização hepática - e o exame de gravidez, pois é extremamente proibida a ingestão desse medicamento por mulheres gestantes, devido o risco de defeitos graves no feto.
 Feito isso, voltei ao médico, mostrei os exames, tudo ok. "Jovem, podemos dar início ao tratamento"
A dosagem é de acordo com o peso e o grau da acne, assim como o período de tratamento, mas o que realmente importa é a quantidade acumulada do composto no seu organismo. No meu caso, por exemplo, o tratamento será de aproximadamente 6 meses tomando 40mg/dia. - duas caixas de 20mg/mês -.
E hoje, 22 de Janeiro de 2015, tomei as duas primeiras cápsulas com a esperança de colocar um fim em tanta oleosidade e pontinhos brancos e pretos no meu rosto.
Meu objetivo é fazer um diário de todo esse meu tempo de tratamento, então, daqui uma semana que é mais ou menos quando começa os efeitos do medicamento, voltarei aqui para explicar o que tem acontecido.
Lembrando que não tome esse medicamento e nenhum outro sem indicação do médico dermatologista.

Segue fotos atuais do meu rosto - fotos de hoje 22/01 -

 (ainda cicatrizes das acnes passadas)

(cravos, MUITOS cravos, muito nariz também)

Até mais!